quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Exemplos de Fontes Históricas




Fontes históricas são todos os vestígios da existência humana deixado por pessoas de diferentes povos e culturas. Os vestígios se tornam fonte histórica a partir do momento em que o historiador os estuda e os interroga como forma de compreender a maneira como essas pessoas e povos viviam.

Exemplos de fontes históricas:


  • Documentos pessoais (identidade, certidões – nascimento, batismo, casamento, divorcio e óbito- testamentos).
  •  Bens pessoais (diários, cadernos, anotações, receitas, roupas, etc.).
  •   Documentos oficiais (governamentais) (listas de eleitores, atas, leis, decretos, resoluções, relatórios, etc.).
  •  Iconografia (pinturas, fotos, esculturas, desenhos, mapas, etc.).
  •  Relatos orais (depoimentos, entrevistas, cantigas populares, ditado, lendas e mitos).
  •  Móveis e utensílios domésticos.
  •           Objetos de mídia (músicas, filmes, documentários, vídeos, revistas e jornais).
         
    As fontes estão espalhadas por muitos lugares, mas, de maneira geral, são os arquivos, os museus e as bibliotecas que guardam importante parte delas, contribuindo para a preservação de uma parte da nossa memória.
       

56 comentários:

  1. Me ajudou Muito em Uma Pesquisa...Obrigada👍

    ResponderExcluir
  2. Me ajudou muito em um trabalho de escola.Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Ajudou muito na minha lição de casa.Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Isso vai me ajudar muito em um trabalho de história😊☺👍

    ResponderExcluir
  5. Ajudou muito,minha neta a pesquisa. ... Meu muito obrigada

    ResponderExcluir
  6. Obrigado!!!! Acho que eu vou tirar nota 10 na prova☺

    ResponderExcluir
  7. Muito Bom Me Ajudou Demais👍👍

    ResponderExcluir
  8. para contar uma história real do nascimento,pode falar oque? Me ajuda pf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, depende de quais orientações você recebeu. Mas ajuda muito pesquisar documentos pessoais e fotos. Se a pessoa estiver viva entrevista também ajuda bastante!

      Excluir
  9. Não sei se me ajudou muito não sei se me ajudou muito mas obrigada do mesmo jeito não sei se me ajudou muito mas obrigado pelo mesmo jeito

    ResponderExcluir
  10. Não sei se me ajudou muito mas obrigado do mesmo jeito

    ResponderExcluir
  11. Obrigado pela ajuda!!#ajudou-me✌🖒👏👌

    ResponderExcluir
  12. Me ajudou bastante em uma pesquisa da escola

    ResponderExcluir
  13. Muito bom ajudou de mais isso aí

    ResponderExcluir
  14. obrigada tirei 20 no trabalho que valia 20 muito obrigada mesmo ;)

    ResponderExcluir
  15. Muito legal da para ensinar as pessoas por exemplo mainha irmã

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigado por ter me ajudado na minha lição de casa.

    ResponderExcluir
  17. muito bom essas informações e mim ajudaram numa pesquisa da escola

    ResponderExcluir
  18. Perfeito, mas também poderia ter tópicos como:

    ·Fontes Históricas Materiais
    ·Fontes Históricas Imateriais

    E etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela dica. Assim que puder vou editar e incluir esses exemplos.

      Excluir
  19. muito bom me ajudou bastante em uma pesquisa para a faculdade

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário